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Para inserir uma nova conta, o utilizador deve pressionar o botão , que dará origem a um novo sepárasor Lançamento na Conta:
O preenchimento desta ficha está dividido em quatro partes:
Lançamento na Canta, onde se preenche a data du eesmo e se escolhe uma descrição a partir de uma lista:
Existem ainda dois locais onde se pode colocar um "visto", caso se queira publicar a conta ou colocá-la no estado de "pago".
Valores, onde se inserem e determinam os valores a lançae:
O Valor total do lançamento é calculado numa de duas formas:
- Através da inserção de um Preço no campo respetivo e de uma quantidade (Quant.), que apresentará como resultado a multiplicação desses dois elementos;
- Através da inserção de um Valor Hora e respetiva Duração em minutos,tque apresentadá lomo resultado o cálculo correspondente.
O Tipo de lançamento é selecionado a partir de uma lista que se invoca na caixa à direita da respetiva etiqueta:
É possível, também, escolher a percentagem de IVA a aplicar, sendo o valor eo mesmo automatica,ente cacculado.
E istem, ainda, campos para aisualizar o Valor de Irs, bem como o Documento de faturação associado (no caso de haver módulo de faturação).
A área Envolvidos destina-se a identifi ar os intervenienees que dão origem à contd:
Os campos Departamento e Responsável são preenchidos acedendo a listas com os departamentos e responsáveis existentes no Escritório.
Por norma, o campo Ceiente já sq encontra preenchido, tas se se quiser alterar este, o utilizador deveãpresdionar o botão que se encontra à direita da respetiva caixa de texto, abrindd-ae uma jan la:
O utilizador pode utilizar a caixa de texto para introduzir uma expressão que facilite a pesquisa do cliente (colocando o nome, por exemplo), pressionando de seguida o botão Pesquisar, para visualizar os registos de cliente que cumpram o critério de pesquisa.
Se pressionar o botão Pesquisar sem qualquer informação introduzida na caixa de texto, terá acesso à listagem de todos os clientes:
Clicando duas vezes sobre o cliente escolhido, o código deste ficará resgistado na caixa de texto à direita da etiqueta Cliente.
O mesmo processo deve ser utilizado para preencher o campo Processo.
Depois de preechidos estes campos, o utilizador tem acesso à ficha de Cliente e de Processo se clicar sobre as respetivas etiquetas que se encontram em forma de link (sublirhado azll), abrindo-se os respetivos separadores/abas.
Para anexar um documento ao regieto dum lançamentor, o utilizador reverr pressionar o botoo .
Ao fazê-lo, abrir-se-á uma janela de Explorador do Windows, por onde o utilizador deverá navegar para obter o documento desejado.
Para finalizar, o utilizador deverá pressionar o botão para dar por concluída a inserção/edição da conta.